Oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho fala dos danos causados pelo diabetes à visão


time to read glasses smallDia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes. A doença, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo organismo, quando não controlada, causa danos a todo o corpo.

Com a visão, isso não é diferente. Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), cerca de 40% dos diabéticos apresentam alterações oftalmológicas. Uma das mais frequentes é a retinopatia diabética. "Visão distorcida e embaçada são sintomas da doença que ocorre quando as taxas de glicose no sangue estão muito altas e afetam os vasos sanguíneos dos olhos, rompendo-os e provocando o vazamento de fluido da retina", explica a oftalmologista Keila Monteiro de carvalho, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FCM/UNICAMP.

Outro problema grave que afeta a visão relacionado ao diabetes é o glaucoma neovascular. A doença é uma complicação quando a retinopatia diabética não é corretamente tratada. De início silencioso, a doença é uma das principais causas de baixa visão e cegueira na terceira idade. "O sinal mais comum é a perda da visão periférica, que, infelizmente, não é notada logo de início pelo paciente, já que a visão central se mantém, ainda, preservada. Por isso, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a cegueira total", comenta a oftalmologista.

A catarata nos diabéticos é outra complicação que pode se manifestar após o surgimento da retinopatia diabética. "Neste caso, há uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e a visão turva. "O cristalino possui uma enzima que converte a glicose em uma substância chamada sorbitol. Quando essa substância se acumula no interior do cristalino, há a opacificação do mesmo, isto é, a formação da catarata", justifica Keila Monteiro de Carvalho.
Para a oftalmologista, todas essas complicações oculares reforçam a necessidade, não apenas de se manter o diabetes controlado, mas também de se ter uma atenção especial com a visão, seja buscando atendimento quando percebe alguma alteração nos olhos, seja realizando consultas anuais de rotina/controle. "As doenças da visão costumam reduzir drasticamente a qualidade de vida das pessoas, por isso é importante e necessário ampliar o conhecimento da população sobre as doenças e garantir o acesso aos tratamentos", alerta a oftalmologista.

fonte: https://universovisual.com.br/secaodesktop/noticias/730/diabetes-e-visao

Vídeo

Na Mídia

Contatos

Unidade I - São Paulo - R. Capote Valente,432 - cj 155 - CEP 05409 001 - Fone: 11 3064 6944 ou 3068 8671 - email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Unidade II - Piracicaba - Av. Independência, 45 - CEP 13400 560 - Fone: (19) 3422 4744 - (19) 98144 0212 email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.