Diabetes e Visão – Oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho fala dos danos causados pelo diabetes à visão

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes. A doença, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo organismo, quando não controlada, causa danos a todo o corpo.

Com a visão, isso não é diferente. Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), cerca de 40% dos diabéticos apresentam alterações oftalmológicas. Uma das mais frequentes é a retinopatia diabética. “Visão distorcida e embaçada são sintomas da doença que ocorre quando as taxas de glicose no sangue estão muito altas e afetam os vasos sanguíneos dos olhos, rompendo-os e provocando o vazamento de fluido da retina”, explica a oftalmologista Keila Monteiro de carvalho, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FCM/UNICAMP.

Veja matéria completa.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Oftalmológica, atuando na área acadêmica nas seguintes linhas de pesquisas: cirurgia estrabológica, ambliopia e visão binocular, baixa visão, qualidade de vida, auxílios ópticos, reabilitação visual e visão subnormal, educação médica, educação a distância.

Mais recentes